SBACV-RJ

Artigos

Falso aneurisma de arco aórtico em paciente portadora de vasculite

Maurício de Amorim Aquino Membro Titular da SBACV – Atual Presidente da SBACV-BA – Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV; Título de Especialista em Ecografia Vascular pela SBACV; Título de Especilaista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV.

 

Mulher, 23 anos, portadora de vasculite cutânea granulomatosa, com melhora dos sintomas associados ao uso de corticoterapia; durante investigação para tuberculose (PPD reagente), referiu dor torácica com irradiação para região esternal e dispneia.

Angiotomografia evidenciou aneurisma sacular em arco aórtico, aneurisma sacular na origem do tronco arterial braquiocefálico, aneurisma sacular na origem da artéria carótida comum esquerda e oclusão da artéria subclávia esquerda.

Os aneurismas de aorta em pacientes jovens estão geralmente relacionados às vasculites, como a arterite de Takayasu (mais provável nesta paciente). Outra causa menos comum e que pode mimetizar Takayasu é a arterite por tuberculose, geralmente secundária à disseminação da infecção por Mycobacterium tuberculosis dos pulmões e mediastino para a aorta, mas geralmente esses aneurismas não acometem múltiplos sítios.

A paciente foi submetida à cirurgia híbrida, com debranching em troncos supra-aórticos seguido do implante da Endoprótese E-Vita (Jotec) 26 X 26 X 170 mm, em arco aórtico, por acesso retroperitonial e conduto em ilíaca comum direita (artérias femorais de calibre reduzido).