SBACV-RJ

Artigos

Novos horizontes da imagem cardiovascular: US TRIDIMENSIONAL NO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL (AAA)

Dr. Salomon Israel do Amaral – Especialista em Ecografia Vascular pela SBACV, Especialista em Ecocardiografia pelo DIC da SBC.
Dr. Orlando Veloso – Especialista em Ecografia Vascular pela SBACV, Especialista em Ecocardiografia pelo DIC da SBC.

Recentemente a utilização de imagem tridimensional vem ganhando destaque na área da ecocardiografia. Com essa técnica obtém-se em tempo real o volume de um cubo no qual estão contidas as estruturas com preservação da relação espacial entre as mesmas (que são demonstradas em 3 eixos (x,y e z)). Isso possibilita medidas mais precisas de volume e da distância de duas estruturas posicionadas em diferentes eixos. Há também grande vantagem na mensuração correta dos diâmetros, pela possibilidade de correção de eventuais angulações. Apesar do rápido desenvolvimento desta tecnologia na ultrassonografia cardíaca e obstétrica e das potenciais vantagens na avaliação do AAA, não temos observado o interesse dos fabricantes no desenvolvimento de softwares com esse objetivo.

Apresentamos algumas imagens pioneiras e destacamos algumas potenciais vantagens da técnica neste campo.

1. Corte longitudinal da porção proximal da aorta abdominal com localização do eixo da artéria renal esquerda (seta verde), possibilitando a medida mais precisa do colo proximal.

2. Emergência da artéria renal esquerda com segmentação extrarrenal do vaso (seta vermelha).

3. Trombo no interior da cavidade aneurismática mostrando aspecto regular e organizado de sua superfície.

4. Correção do eixo da aorta gerado por possíveis angulações, possibilitando medidas precisas
dos diâmetros anteroposterior e anterolateral.