SBACV-RJ

CREMERJ e SBACV-RJ firmam parceria contra invasão da especialidade

Com o objetivo de firmar uma parceria na defesa das prerrogativas dos angiologistas e cirurgiões vasculares, o Presidente da SBACV-RJ, Dr. João Sahagoff, esteve reunido, no dia 13 de fevereiro, com o Presidente e o Tesoureiro do CREMERJ, Drs. Sylvio Provenzano e Flavio Sá Ribeiro, respectivamente. Na ocasião, também participaram da reunião as assessorias jurídicas do Conselho e da Sociedade.

De acordo com Dr. João Sahagoff, a reunião foi bastante produtiva, uma vez que a SBACV-RJ e o CREMERJ fortaleceram uma parceria fundamental para impedir a invasão de não médicos na especialidade, principalmente no que se refere à escleroterapia.

– Atualmente, a Angiologia vem sofrendo invasão do seu ato médico por enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas e até mesmo por esteticistas. O CREMERJ recebeu muito bem a solicitação de parceria da SBACV-RJ para que as nossas assessorias jurídicas trabalhem juntas para impedir esse tipo de invasão. A proposta é estabelecer ações judiciais conjuntas que inibam essa prática – relatou.

Segundo o Presidente da SBACV-RJ, durante a reunião, outro assunto abordado foi a realização de cursos, ministrados por especialistas a profissionais não médicos, ensinando técnicas angiológicas e vasculares. Recentemente, a Sociedade tomou conhecimento desse tipo de prática e conseguiu interromper a sua realização.

– Essa prática caracteriza uma infração ética grave e, por isso, a parceria com o CREMERJ é tão importante. Um médico, seja de qualquer especialidade, não pode ensinar suas técnicas para profissionais não médicos. Os especialistas precisam estar conscientes de que o ato médico é exclusivo. Somente nós podemos fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto para a população, que não pode correr o risco de receber um atendimento inadequado – considerou Dr. Sahagoff.