SBACV-RJ

Diretoria encerra primeiro ano de gestão com trabalho focado no associado

O primeiro ano de gestão (2018) termina com saldo positivo para a SBACV-RJ, muitas foram as atividades e ao final é possível perceber o quanto as ações realizadas abriram frentes para mais trabalho no próximo período. Tais atividades foram definidas e executadas por uma Diretoria comprometida com o alcance das metas da Sociedade. Para a realização de tais atividades, a Diretoria contou com a colaboração valorosa da equipe SBACV-RJ e de suas assessorias (Jurídica, de Imprensa e Marketing), pois a profissionalização desses serviços tem sido essencial para as tomadas de decisões da Diretoria da Regional do Rio, dando forma e fluidez aos processos em cada área. Os resultados têm beneficiado os sócios e, consequentemente, fortalecido a Regional.

Muitos têm sido os desafios na área de defesa profissional enfrentados por angiologistas e cirurgiões vasculares. Por orientação da Diretoria Executiva, a Assessoria Jurídica passou a participar de forma mais integrada com os Departamentos da Sociedade. Como ação mais recente, auxiliou o Departamento Científico na estruturação dos modelos de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido, para uso dos associados em seus procedimentos. Novas estratégias de atuação foram elaboradas junto à Diretoria de Defesa Profissional como forma de combate ao exercício ilegal da Medicina.

Ainda no que tange à Defesa Profissional, o ano de 2018 foi marcado pela busca de melhores honorários na saúde suplementar, por meio da ampliação da adoção do Rol de Procedimentos por Patologia Vascular. Nesse sentido, a aproximação com o Cremerj, e a renovação desse importante apoio foi fundamental, assim como o trabalho de disponibilização de documentos para dar suporte às negociações entre os associados e as operadoras.

As atividades da Regional do Rio, nesta gestão, foram divulgadas no jornalismo regional e nacional. Este trabalho proporcionou à SBACV-RJ presença em publicações nas mídias eletrônicas, alcançando grande parcela de telespectadores com temas como prevenção e tratamentos para doença venosa crônica, varizes etc. As especialidades também estiveram presentes na mídia impressa, com inserções em meios de grande expressão nacional atingindo milhões de leitores com assuntos que deram visibilidade à Sociedade e às especialidades. A participação em rádios e nas redes sociais também foram muito importantes. O trabalho da Assessoria de Imprensa foi focado no posicionamento e fortalecimento da SBACV-RJ entre os jornalistas e público geral, buscando fazer de seus especialistas fonte essencial e indispensável em assuntos relacionados à saúde vascular.

Em 2018, a Diretoria Executiva aprovou algumas mudanças na revista impressa, apoiando a Diretoria de Publicações. A Revista passou a contar com uma seção nova visando maior participação do associado, além da inclusão do QR Code para viabilizar o acesso a artigos científicos e outros conteúdos específicos da versão impressa.

A modernização do site também foi um trabalho realizado com grande empenho. O projeto, que buscou dar ao portal uma navegação mais intuitiva, versão mobile e ainda mais serviços para os associados, foi desenvolvido com a Diretoria de Informática que contou com o apoio da Assessoria de Marketing em sua operacionalização e na alimentação e atualização do site.

As mídias sociais da SBACV-RJ também estão presentes nos planos de marketing, com foco em apoiar e propagar a luta dos especialistas pela atuação exclusiva do angiologista e do cirurgião vascular no tratamento de varizes. O Facebook e o Instagram foram usados para veicular ações de alcance nacional. A comunicação com os associados por mídias digitais também foi ampliada (e-mails e mensagens pelo Whatsapp).

Ainda com o objetivo de ampliar a integração e a prestação de serviços aos associados, foi conduzido o trabalho de reorganização e redimensionamento das seccionais. As Reuniões Científicas Fora de Sede (além das que mensalmente são realizadas na Capital), também foram muito importantes nesta linha de atuação.

A educação continuada e a integração de todos os associados também estão entre os propósitos de nosso evento anual, o Encontro Regional de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Em 2018, a Comissão Executiva do evento conseguiu dar sequência à série de Eventos de qualidade científica e organização primorosa, e desde sua realização a Diretoria trabalha a para a realização da sua trigésima terceira edição.

Em 2019, a Diretoria segue com suas ações com foco na defesa profissional, na educação continuada, na prestação de serviços aos associados e na divulgação das especialidades junto à população.