SBACV-RJ

Escleroterapia na saúde pública foi um dos destaques da 592° Reunião Científica

Em sua 592ª Reunião Científica, a SBACV-RJ mais uma vez superou expectativas na qualidade das exposições realizadas. O evento ocorreu na noite do dia 25 de outubro, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A mesa do debate foi presidida pelo vice-presidente da regional, Dr. Júlio Peclat, ao lado dos doutores Sérgio Meirelles, Secretário Geral e João Sahagoff, Diretor Científico.

A primeira palestra foi realizada pelo Dr. Rafael Pérez dos Santos, que falou sobre o “Projeto de Escleroterapia com Espuma do Hospital Federal de Ipanema (HFI)”. O assunto ganhou destaque não apenas pela temática em si, como também pelo contexto em que está inserido.

Antes de dar início a exposição do Dr. Rafael, a mesa concedeu a palavra ao Dr. Felipe Murad, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HFI, que comentou o quase encerramento do setor no ano passado e os esforços para retomar o ritmo desse serviço tão importante para a população comemorando os novos avanços.

Logo após a fala do Dr. Murad, Dr. Pérez fez sua exposição, seguida pelos comentários dos doutores Bernardo Barros, Eduardo Trindade e Luiz Alexandre Essinger.

O “Tratamento Clínico da Doença Arterial Periférica” foi o assunto da segunda exposição, ministrada pelo Dr. Marcos Arêas Marques, e debatida pelos doutores Adalberto Pereira de Araújo, Daniel Drummond e Leonardo Stambowsky.

Para a terceira apresentação da noite, a SBACV-RJ trouxe o palestrante de São Paulo Dr. Guilherme Vieira Meirelles, Mestre do Departamento de Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cujo tema da explanação foi “Endoprótese de Aorta Customizada”.  Ao final da palestra, os doutores Arno Von Ristow, Felipe Murad e Marcus Humberto Tavares comandaram a discussão sobre o assunto.

Em entrevista ao site da SBACV-RJ, Dr. Sérgio Meirelles elogiou a maestria dos assuntos debatidos na reunião, e enfatizou a importância desses eventos para o engajamento e atualização dos especialistas: “A cada reunião temos a oportunidade de ampliar ainda mais o conhecimento de nossa especialidade, buscando sempre a atualização, que é nosso foco. Por isso, sempre enfatizamos a importância da participação dos associados”.