SBACV-RJ

Reunião Científica 591ª: cresce a participação virtual

O encontro dos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares, da SBACV-RJ, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões para a 591ª Reunião Científica das especialidades aconteceu no dia 27/9, e contou com três palestras para atualização e compartilhamento de experiências. A parte científica da programação teve a presença de especialistas dos Serviços de Cirurgia Vascular dos Hospitais Miguel Couto e Andaraí.

O primeiro trabalho foi apresentado pela Dra. Gabriela Valente Marins Macedo de Azevedo, com o trabalho sobre: “Correção Endovascular de Expansão Aguda de Aneurisma da Aorta Abdominal por Endoleak tipo3”, da equipe do Hospital Municipal Miguel Couto. Para acrescentar mais informações, os Drs. Arno von Ristow e Marcelo Lacativa debateram o assunto. O Dr. Eduardo Xavier Medeiros de Oliveira, do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Federal do Andaraí, apresentou o tema: “Fístula Arteriovenosa Traumática de Vasos Femorais”; e, após a explanação os Drs. Guilherme Silveira e Almar Bastos teceram seus comentários sobre o caso.

O tema escolhido pela Diretoria para tratar assuntos de interesse dos médicos, fora o cunho científico, abordou: “Estratégias para Aumentar o Faturamento do seu Consultório”. O Dr. Mauro Henrique de Lima, falou sobre o assunto. Ele é Cirurgião Vascular, mas, atualmente, atua como gestor de uma rede de clinicas. Por sua experiência na área foi convidado para apresentar o tema na reunião científica e passar algumas dicas, aos médicos; além de promover a atualização dos sócios.

Seguindo a proposta de integrar e tornar as reuniões acessíveis a todos, desde a primeira reunião deste ano, foi disponibilizado um link com transmissão ao vivo para especialistas que, por algum motivo, não possam estar presentes. A participação tem sido significativa. Um grupo de especialistas das Regiões das Baixadas Litorâneas e Metropolitana 6 se reuniram para assistir a 591ª Reunião Científica, com apoio e patrocínio da SBACV-RJ. A presença de especialistas no chat, durante o encontro, também tem crescido.

A Diretoria de Publicações da SBACV-RJ tem trabalhado para publicar, na revista da Sociedade, todos os trabalhos apresentados em reuniões científicas; a publicação também está disponibilizada no site da Regional.