SBACV-RJ

SBACV-RJ realiza segunda edição virtual do Encontro Carioca

Carótida, flebologia, aorta, doença arterial de membros inferiores e trauma foram os temas centrais das mesas-redondas do XXXV Encontro Carioca de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado de 25 a 27 de março, em sua segunda versão virtual devido à pandemia de Covid-19.

– O Encontro virtual, realizado em três dias no período do final da tarde/noite, facilitou aos associados conciliar a participação com a rotina de trabalho. Também permitiu a participação de professores e colegas que não poderiam estar conosco presencialmente. E, essa troca de experiências é muito relevante para nossas atividades diárias. A versão digital ainda possibilita a flexibilidade para escolher assistir as aulas de onde desejar – comentou Dr. João Sahagoff, Presidente da SBACV-RJ.

Além das mesas-redondas científicas, durante o Encontro Carioca, foi realizado o lançamento do livro “Honorários Médicos”, de autoria do Dr. Julio Peclat, Vice-Presidente da SBACV-RJ e da SBACV Nacional, que teve como objetivo aprofundar seus estudos sobre um tema importante para todos os médicos, independente da especialidade. Para o especialista, uma das maiores fragilidades da classe médica está na falta de conhecimento sobre o que levou até a situação atual e quais são as circunstâncias que isso envolve.

Com sempre acontece nas edições do Encontro Carioca, sempre há uma homenagem a um associado. Neste ano, o homenageado foi o Dr. Paulo Marcio Canongia, Ex-Presidente da SBACV-RJ, que teve a sua trajetória profissional relatada pelo Dr. Nirvan de Carvalho.

– Agradeço muito e me sinto honrado com esta homenagem durante o nosso Encontro Carioca. Nestes momentos, é de praxe uma recomendação aos mais jovens e eu vou fazê-la. Aprimorem-se tecnicamente, mas foquem na humanização de sua carreira. Fugindo do clássico, farei uma sugestão aos mais velhos. Aproximem-se dos mais novos e absorvam sua força. Esta jovialidade combinada à experiência de vocês será imbatível – afirmou Dr. Paulo Marcio.

 

Participação de convidados internacionais

O Encontro Carioca teve como convidados estrangeiros Armando Mansilha (Portugal), Charles Fox (EUA), Fred Arthur Weaver (EUA), Greg Magee (EUA), Gustavo Oderich (EUA), José Pereira Albino (Portugal), Kevin Mani (Suécia), Michaël Prüfer (França), Nicolas J. Mouawad (EUA), Por Skoog (Suécia), Rafael Malgor (EUA), Tal M. Hörer (Suécia), Viktor Reva (Rússia) e Vincent Riambau (Espanha).

“Aneurisma da Aorta Toracoabdominal – As 10 contribuições mais importantes” foi o tema da conferência internacional, proferida pelo Dr. Gustavo Oderich (EUA).

Nesta edição, também foi realizado o Fórum Venoso Latino-Americano, que contou com a participação de palestrantes da Argentina, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Uruguai, Peru, Chile, Venezuela e Brasil.

 

Encontro de Residentes da SBACV-RJ

Durante o evento, aconteceu ainda o Encontro de Residentes da SBACV-RJ. Os residentes apresentaram trabalhos científicos, que foram selecionados para premiação por uma banca formada por renomados especialistas e sócios da SBACV.

Os trabalhos premiados foram: 1° lugar – “Experiência de 5 anos no tratamento convencional da doença aneurismática de aorta abdominal infra e justa renal sem o comprometimento do óstio da artéria renal”, Dr. Paulo Henrique Pedrosa – Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF); 2° lugar – “Implante de filtro de veia cava ecoguiado em leito de CTI Covid-19”, Dra. Carolina Valente Couto – CENTERVASC-Rio; e 3° lugar – “Transplante renal com implante em veia cava inferior: uma realidade brasileira”, Dra. Ana Venturini Salomão – Hospital São Francisco de Assis (PUC – Rio).

Participaram do Encontro dos Residentes o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ); Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Municipal Salgado Filho; Serviço de Transplante Renal do Hospital São Francisco de Assis (PUC – Rio); Serviço de Angiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ); Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF); Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC); Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Federal do Andaraí; e CENTERVASC-Rio.

 

Simpósio de Defesa Profissional            

“Honorários Médicos – Qual o caminho para uma melhor remuneração no cenário atual?” foi a palestra proferida pelo Dr. Julio Peclat, Vice-Presidente da SBACV-RJ e da SBACV Nacional, realizada durante o Simpósio de Defesa Profissional, dentro da programação do Encontro Carioca.