SBACV-RJ

Sucesso da Reunião Científica da SBACV-RJ

A 590ª Reunião Científica aconteceu na manhã de sábado do dia 11 de agosto no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com a presença de membros da Diretoria, sócios, acadêmicos das Ligas de Cirurgia Vascular das Faculdades Estácio de Sá e UNIRIO e especialistas convidados, de prestigio internacional, que muito contribuíram com seus conhecimentos: os Drs. Adilson Paschôa (SP), Daniel Mendes Pinto (MG) e Valter Castelli (SP).

Na abertura da Reunião, o Dr. Breno Caiafa, Presidente da SBACV-RJ, fez um agradecimento especial à Diretoria da Regional pelos resultados positivos nos trabalhos realizados nesses primeiros seis meses de gestão, como da Tesouraria, com a diminuição da inadimplência de quase 20% para 3,5%; os avanços na negociação da revista da Regional, pela Diretoria de Publicações, que gerou captação expressiva de patrocinadores e retornou a ser entregue em território nacional, na versão impressa. O Departamento de Informática também marcou presença com a apresentação da reformulação do site da SBACV-RJ, para gerar mais funcionalidade associado a algumas novidades.

A qualidade das aulas apresentadas em cada evento científico da Sociedade é sempre ressaltada, mostrando o bom trabalho que vem sendo realizado pela Diretoria Científica. Na 590ª Reunião Científica não foi diferente. Por ser realizada no sábado, pela manhã, a programação foi mais abrangente e teve um número expressivo de participantes (83) que puderam interagir com perguntas, após a apresentação de cada tema; além de outros que puderam assistir à Reunião em transmissão ao vivo, pela internet. Mais um resultado do esforço da atual Diretoria em aprimorar o serviço ao sócio.

O Dr. Antônio Feliciano Neto apresentou a reorganização das Seccionais, e falou sobre o principal objetivo da mudança que é facilitar o relacionamento entre os sócios da capital e do interior, e alinhar toda a comunicação para discussão de assuntos em comum.

A parte científica da Reunião foi dividida em dois módulos, cada um coma abordagem de três temas; com moderadores para cada módulo e debatedores para cada tema.

O Módulo I teve como moderadores os Drs. Marcos Arêas Marques, Juliana Miranda e Ana Cristina de Oliveira Marinho. Neste, o Dr. Adilson Paschôa de São Paulo foi o apresentador do tema: “Atualização na Anticoagulação em TVP: Presente e Futuro. Para falar sobre o “Projeto da SBACV: Regulação e Recadastramento da Residência Médica” o Dr. Daniele Mendes Pinto, de Minas Gerais, foi o apresentador. A Dra. Adriana Vasconcelos falou sobre “Ecografia Vascular em TEV”, finalizando o primeiro Módulo Científico.

Após um breve coffee break, as apresentações continuaram, com o Módulo II moderado pelos Drs. Julio Cesar Peclat de Oliveira, Carlos Clementino dos Santos Peixoto e Vasco Lauria da Fonseca Filho. E os casos apresentados foram: “Recanalizações Venosas”, com exposição do tema pela Dra. Cristina Riguetti. O Dr. Arno von Ristow apresentou o tema: “Isquemia Crítica: Como evoluímos em 40 anos. Experiência com mais de 5.000 casos”. Para falar sobre: “Casos Clínicos em DAOP: Uso de Alprostadil Alfadex” foi convidado o Dr. Valter Castelli de São Paulo.

Ao final da Reunião, os presentes foram convidados a participarem de um almoço de confraternização e relacionamento entre os sócios.