Saúde Vascular

O bom funcionamento do sistema vascular é essencial para o bem-estar como um todo. Para que isso aconteça, alguns hábitos que praticamos diariamente podem ser grandes aliados, enquanto outros podem ser bastante prejudiciais.

Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras colabora para o bom funcionamento de todo o organismo e ajuda a mantê-lo saudável. Enquanto isso, uma alimentação rica em gordura, por exemplo, contribui para o aumento do colesterol ruim, que, com o passar dos anos, pode trazer sérios riscos à saúde dos vasos sanguíneos. É importante, ainda, praticar exercícios físicos regularmente e evitar ficar em uma mesma posição durante muito tempo, pois isso pode sobrecarregar a circulação nos membros inferiores e causar as temidas varizes.

A Angiologia e a Cirurgia Vascular contam com uma especialização em exames vasculares e os profissionais dessa área estão aptos a realizá-los, pois possuem o conhecimento necessário a respeito de doenças que acometem o sistema vascular. Caso precise realizar esses exames, consulte seu médico e peça que ele indique profissionais habilitados e de confiança.

O mais importante é investir em prevenção, manter hábitos saudáveis, para uma boa saúde em geral e visitar um médico vascular sempre que necessário.

Angiologia

Essa é a especialidade médica que se ocupa com o atendimento e tratamento clínico das doenças que atingem vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos. São comuns os casos em que essas patologias só apresentem sintomas e características significantes quando estão em um estado avançado. Por isso, o parecer de um médico angiologista é tão importante, afinal, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado e com mais chances de sucesso.

Cirurgia Vascular

Algumas patologias necessitam de intervenção cirúrgica e são nesses casos que essa especialidade atua. Os profissionais dessa área são responsáveis pelo tratamento cirúrgico das doenças que atingem o sistema arterial, venoso e linfático, seja da forma tradicional ou através de métodos minimamente invasivos.

Pergunte ao Doutor

Parceiros
Colaboradores