Incidência de lesões vasculares em membros superiores e inferiores em acidentes de motocicletas

AUTORES

Rafael Casais, Bruno Morisson, Gabriella Casais, Livia Valentim, Amanda Braz, Ana Luiza Sousa, Rubens Giambroni Filho

Hospital Federal do Andaraí, Rio de Janeiro (RJ)

RESUMO

Contexto: Os acidentes de trânsito são a segunda causa de óbitos e morbimortalidade de origem externa, superados apenas pelos homicídios, na nossa sociedade. Dentro das lesões encontradas nas vítimas de acidentes de motocicletas, as lesões vasculares são frequentemente associadas a esse tipo de politrauma. Pode-se dizer que os prejuízos físicos, psíquicos, morais e econômicos resultantes deste grave problema são de grande relevância a sociedade.

Objetivos: Coletar dados, avaliar o tratamento e o desfecho (amputações, reparos vasculares e óbitos) dos pacientes de acidentes de motocicleta associados ou não à lesão vascular e/ou amputação traumática dos membros.

Resultados: A maioria dos pacientes é do sexo masculino, de meia-idade, trazidos por ambulância, portando capacete no momento do acidente, 80% com necessidade de internação hospitalar. Das lesões vasculares, o seguimento arterial do membro inferior foi o mais acometido.

Conclusões: Mais medidas preventivas devem ser adotadas para reduzir prejuízos físicos, psíquicos, morais e socioeconômicos, além das perdas de vidas e de força de trabalho jovem.

Palavras-chave: acidentes de trânsito; lesões vasculares; politrauma.

ABSTRACT

Background: Traffic accidents are the second cause of death and morbidity and mortality of external origin,

surpassed only by homicides in our society. Within the injuries found in victims of motorcycle accidents, vascular injuries are often associated with this type of polytrauma. It can be said that the physical, psychic, moral and

economic damages resulting from this serious problem are of great relevance to society. Objectives: Collect data,

evaluate the treatment and outcome (amputations, vascular repairs and deaths) of patients who arrived at the Hospital Federal do Andaraí in a given period. Methods: Observational, retrospective, with data collected from 100 patients over a period of 5 years, affected by motorcycle accidents associated or not with vascular injury and/or traumatic limb amputation. Results: Most patients are male, middle-aged, brought by ambulance, wearing a helmet at the time of the accident, 80% requiring hospitalization. Of the vascular lesions, the arterial segment of the lower limb was the most affected. Conclusions: More preventive measures must be adopted to reduce physical, psychological, moral and socio-economic damage, in addition to the loss of lives and young workforce.

Keywords: Traffic accidents; vascular injuries; polytrauma.

INTRODUÇÃO

No contexto do Brasil, a morte por causas externas ocupa o terceiro lugar atualmente no ranking de óbitos e morbimortalidade. Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa nesse cenário, superados apenas pelos homicídios, se tratando de um grave problema que resulta em prejuízos físicos, psíquicos, morais e socioeconômicos imensos.

Segundo dados da CNN Brasil, o número de motociclistas cresceu mais de 50% em 10 anos e continua crescendo.

Dentre as causas, destaca-se o aumento de motoristas de aplicativos de entrega e a utilização como opção de meio de transporte mais rápido, devido ao trânsito intenso das grandes metrópoles.

Para enfrentar adequadamente o problema, as prioridades de ação devem ser estabelecidas de acordo com a natureza do fenômeno. É preciso identificar com mais precisão quem é afetado e quais são os custos pessoais e sociais, o que já vem sendo feito, por exemplo, em países europeus que abordam com sucesso os acidentes de trânsito há várias décadas. As maiores dificuldades decorrem do relativo desconhecimento sobre as características e custos dos

acidentes no Brasil.

A caracterização das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas pode variar desde a ausência de lesões até o óbito, dependendo da mecânica do trauma do acidente, se fazendo importante a incidência de lesões vasculares. O cidadão que sobrevive ao acidente também pode desenvolver sequelas imediatas e/ou tardias que irão impactar diretamente na qualidade de vida.

Os hospitais de referência devem manter uma equipe médica especializada e capacitada para o atendimento dos motociclistas vítimas de acidentes de trânsito, dado a complexidade das lesões apresentadas por estes, uma vez que a assertividade e agilidade nesses casos influenciam diretamente no prognóstico e desfecho.

Os órgãos do sistema de trânsito brasileiro, assim como as autoridades sanitárias e ambientais, passaram a considerar o problema dos acidentes de trânsito, que atingiram proporções epidêmicas no Brasil, como um grave problema de saúde pública.

Considerando que os acidentes de trânsito são um problema de saúde pública e que é necessário conhecer seus efeitos além dos danos físicos, este estudo visa colher dados, avaliar o tratamento e o desfecho dos pacientes

acometidos por lesões vasculares em acidente de motocicleta, uma vez que conhecer quem é vulnerável e quais os motivos disso constituem um elemento fundamental para políticas de prevenção de acidentes.

MÉTODOS

A metodologia desta pesquisa é observacional, retrospectivo com dados colhidos em 100 pacientes no período de

cinco anos, acometidos por acidentes de motocicleta associados ou não à lesão vascular e/ou amputação traumática dos membros superiores e inferiores.

Dentre os dados analisados se encontram: identificação (masculino e feminino), idade (18-22, 23-28, 29-33, 34-38 e maior que 38), chegada ao hospital (ambulância, andando, carro próprio e socorrido por populares), grau de instrução (analfabeto, alfabetizado, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior), tipo de acidente (moto x moto, moto x carro, moto x ônibus, moto x caminhão, moto x pedestre, moto x bicicleta e queda), uso de capacete (sim ou não),

conduta (atendimento ambulatorial ou internação hospitalar), parecer (cirurgião plástico, cirurgião geral, cirurgião torácico, cirurgião buco-maxilo e cirurgião vascular), localização da lesão (membro inferior ou membro superior), tipo de lesão (partes moles, fraturas, vascular, nervos periféricos), lesões associadas (TCE, traumatismo abdominal e traumatismo torácico), comprometimento arterial (femoral, axilar-braquial, poplítea, radial, distal e artéria ulnar), reparo arterial (enxerto de safena, rafia e prótese bovina I-hydro) e comprometimento venoso (femoral, poplítea,

axilar-braquial, distais), reparo venoso (rafia, ligadura e enxerto).

Para o desfecho foi analisado: dias de internação hospitalar (3-5 dias, maior que 5 e falecimento), dias de internação em UTI (3-5 dias e mais que 5 dias).

Realizar análise estatística dos resultados obtidos desta pesquisa neste grupo de pacientes e divulgar os dados para que mais medidas preventivas sejam adotadas, reduzindo as perdas de vidas e de força de trabalho jovem.

RESULTADOS

Os resultados obtidos através dos dados coletados na pesquisa foram convertidos nos gráficos a seguir.

DISCUSSÃO

O estudo foi realizado no Hospital Federal do Andaraí, localizado em um dos bairros mais heterogêneos do Rio de

Janeiro, contemplando de fato todas as classes sociais, étnicas e culturais, traduzindo uma excelente representação da amostra da população brasileira. Trata-se de um hospital de alta complexidade que dispõe de recursos e profissionais qualificados para realizar o atendimento na complexidade que muitas das vezes se apresenta.

Apesar da importância do tema abordado, nota-se uma escassez de pesquisas com essa metodologia na literatura nacional. Vale ressaltar que devido à maior exposição, no que diz respeito à segurança do motociclista em relação ao condutor de automóvel, são esperadas lesões com maior gravidade e piores desfechos. Quando comparamos estudos mais abrangentes dentro de acidentes de trânsito, temos as motos como protagonistas principalmente em países de média e baixa renda, tais como Brasil, Índia e Irã.

No presente estudo, é possível identificar um perfil bem definido nas vítimas: homens de meia-idade, com baixo grau de instrução, que estão sob relativa vulnerabilidade social. O maior risco de acidentes de trânsito sofridos pelos motociclistas resulta de um conjunto de fatores, entre os quais se destacam os comportamentos de risco assumidos por este grupo, majoritariamente composto por jovens e com menor experiência de condução. Outro fator determinante corresponde à falta de investimento em infraestrutura viária capaz de proteger os usuários mais vulneráveis das vias, já que, historicamente, o trânsito tem sido um espaço de circulação que privilegia o automóvel

em detrimento dos demais usuários, colocando os mesmos em condição de inferioridade. Essa condição se transforma em um problema quando os meios de mobilidade individual ganham espaço e se consolidam como uma opção de transporte mais rápido, principalmente nos grandes centros, onde o crescimento populacional desordenado resulta no aumento do trânsito. É observado também como uma opção de meio de transporte e de trabalho, por

exemplo, nas entregas a domicílio que obtiveram bastante adesão principalmente no período da pandemia de Covid- 19.

Quando se analisa a localização das lesões vasculares, nota-se um domínio dos membros inferiores quando

comparada aos membros superiores, essa relação se deve ao mecanismo do trauma nesse tipo de acidente, em que as pernas funcionam como anteparo direto no mecanismo de desaceleração empregado na cinética do trauma. Outra questão que vale ressaltar consiste na alocação dos pacientes, em que 80% da amostra necessitou de internação hospitalar e consequentemente avaliação de especialistas, demonstrando a alta demanda por serviços de saúde e a

alta complexidade do atendimento, que vai desde o momento hospitalar até mesmo a necessidade de reabilitação. O grande aspecto relacionado às políticas públicas e as perdas individuais, sociais e econômicas são elevadas,

representando um alto custo para a sociedade. Em termos estratégicos, essas perdas não podem permanecer no nível atual, sendo necessário um grande esforço para ameniza-las a curto prazo. Apesar do poder público e a sociedade brasileira já desenvolverem esforços para isso, ainda há muito que ser feito.

CONCLUSÃO

O estudo permitiu estimar a incidência de lesões vasculares em motociclistas vítimas de acidentes de trânsito, condição que deve ser encarada como um problema de saúde pública. Em conclusão, nota-se um perfil bem determinado entre as vítimas, que geram alta demanda dos serviços de saúde no que diz respeito a recursos e complexidade.

Com relação às lesões vasculares, apesar da baixa incidência, a sua presença se reflete em alta morbidade para os pacientes, gerando prejuízos físicos, morais, psíquicos e socioeconômicos enormes.

Políticas públicas de prevenção de acidentes de trânsito podem conter o que se tornou uma verdadeira epidemia de acidentes e mortes no trânsito no Brasil, devido ao pouco ou nenhum investimento no sistema viário. Deve-se dar maior atenção à proteção dos mais vulneráveis neste sistema, com infraestruturas planejadas de acordo com as suas características e necessidades, que lhes permitam deslocar-se com segurança, além de fortalecer as medidas de

educação e fiscalização no trânsito.

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