O que você precisa saber sobre varizes e vasinhos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), estudos mostram uma prevalência média de varizes em 38% da população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Ǫuanto mais idoso, maior a prevalência, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes.

Normalmente, as varizes ocorrem nos membros inferiores e indicam que há problemas na circulação do sangue venoso. A predisposição genética e a idade são os principais fatores de risco para varizes. Mas, existem outros, como:

Sexo feminino Sedentarismo Obesidade Tabagismo Gravidez

Uso de pílulas anticoncepcionais

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea, causando sensação de peso nas pernas, formigamento e maior sensibilidade na região. Elas podem afetar homens e mulheres, mas são mais frequentes em mulheres.

Estudos mostram que varizes, se não tratadas, podem ter repercussões sérias na sa de, como por exemplo, complicações que predispõem m trombose, ½ebite (in½amação da parede da veia) e

lcera de perna.

As telangiectasias, conhecidas como vasinhos, são pequenos vasos super ciais, com menos de 1mm de diâmetro, que  cam na região intradérmica. Elas são de aspecto avermelhado ou arroxeado e, geralmente, geram incômodo estético, principalmente, nas mulheres.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, com diâmetro superior a 3mm, apresentam coloração azulada e causam dores, sensação de peso ou cansaço nas pernas e inchaço.

As varizes são facilmente observadas por baixo da pele, sendo mais comum nas pernas, tornozelos ou pés. Geralmente, elas surgem devido m perda da capacidade das veias em promover

o retorno venoso do sangue das pernas para o coração. É importante conhecer os sintomas mais comuns e procurar um médico angiologista ou cirurgião vascular, são eles:

Peso e cansaço nas pernas Dor nas pernas

Coceira nas pernas Câimbras

Formigamento nas pernas e nos pés Inchaço (geralmente, no nal do dia) Maior sensibilidade nas pernas Manchas escuras nas pernas Sensação de queimação nas pernas

O médico angiologista e o cirurgião vascular são os especialistas habilitados para atuar no diagnóstico e tratamento dos problemas que envolvem as doenças nas veias, como telangiectasias (vasinhos) e varizes.

Em sua formação, o médico vascular estuda o sistema circulatório do corpo humano e é capaz de realizar um diagnóstico preciso e detalhado da sua sa de, apontando, com segurança, o tratamento indicado a cada caso, uma vez que os vasinhos e varizes podem ser sinais de um problema maior do que aparentam e, inclusive, requerendo procedimento cir  rgico.

A doença varicosa pode desencadear desdobramentos e até a perda de membros caso não seja adequadamente tratada. Por isso, antes de iniciar o tratamento, o médico vascular avaliará todas as suas condições físicas, metabólicas e cardiovasculares, levantará seu histórico familiar e solicitará exames de imagem para apontar a melhor técnica a ser empregada de acordo com o seu caso.

Existem vários tipos de tratamento para varizes.

Entre os principais, estão:

Escleroterapia com substância líquida – Consiste na aplicação de uma injeção com produto esclerosante diretamente nas varizes.

Escleroterapia com espuma – Indicada para casos especí cos, consiste em aplicar uma substância, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes, que provoca uma reação nas paredes dos vasos fechando-os.

Escleroterapia a laser – O laser trata as varizes por cauterização. É realizada em associação com a escleroterapia líquida ou com espuma.

Endolaser – A técnica é minimamente invasiva e usada em pacientes com varizes que apresentam alteração da veia safena. Através de um pequeno furo, uma bra ligada a um equipamento de laser é introduzida na pele e guiada por um ultrassom vascular, para tratar a veia.

Cirurgia – É recomendada para os casos mais graves, quando não é possível realizar o tratamento com técnicas não invasivas, sendo necessária a remoção cir  rgica da veia.

As varizes são muito mais do que um incômodo estético. Se não tratadas devidamente, elas podem gerar sérias complicações, tais como:

Úlcera Venosa – É caracterizada por uma ferida grande e profunda, de difícil cicatrização, que causa muita dor.

Trombose – É a segunda maior complicação das varizes e é caracterizada pela presença de coágulos sanguíneos dentro da veia.

Dermatite ocre – Manchas de aspecto escurecido surgem na região dos pés ao extravasar o sangue acumulado nas veias.

Varicorragia – É caracterizada por uma veia saltada na pele que pode sangrar por qualquer motivo devido a sua fragilidade.

As varizes são provocadas por problemas na circulação sanguínea. Mas, é possível evitar o problema adotando algumas medidas no seu dia a dia. Entre elas, estão:

Praticar atividades físicas

Manter o peso sob controle

Adotar uma alimentação saudável

Não fumar

Atenção ao usar anticoncepcionais

Não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado

Usar meias de compressão, quando indicadas pelo médico

Consultar regularmente um médico angiologista ou cirurgião vascular

Varizes são apenas um problema estético. MITO

Só mulheres têm varizes. MITO

Ficar muito tempo em pé ou sentado na mesma posição causa varizes. VERDADE

Salto alto causa varizes. MITO

Usar anticoncepcional aumenta a probabilidade da mulher ter varizes. VERDADE

Ǫuanto antes as varizes forem examinadas pelo médico, melhor. VERDADE

Musculação causa varizes. MITO

Cremes tratam as varizes. MITO

Varizes podem ser um problema genético. VERDADE

O calor aumenta as chances de aparecer vasinhos e varizes. VERDADE