Carta da presidente
Minha vida associativa na SBACV iniciou-se no ano de 1987 como Membro Aspirante da SBACV-RJ. Em 1991, tornei-me Membro Efetivo, e em 2014 alcancei a categoria de Membro Titular. Sou a segunda mulher a exercer este cargo, sendo a primeira alguém inesquecível e de um valor pessoal e profissional fantástico – Dra. Merisa Garrido, que também se tornou Presidente da SBACV Nacional. Farei o meu melhor para estar à altura dela.
Sou a primeira associada que atua fora da Capital a exercer o cargo de Presidente, e pretendo representar este grupo de profissionais de forma exemplar e trabalhar para que esta história de integração continue. Pretendemos realizar uma gestão inclusiva, abrangendo ao máximo um número representativo de Angiologistas e Cirurgiões Vasculares, com participação e valorização de todos os nossos associados.
Manteremos o propósito de estimular e oferecer ao Associado uma Evolução Científica continuada e de qualidade, em conjunto com a nossa SBACV Nacional, que também perpetua este mesmo ideal. Outro ponto fundamental é trabalhar para que o nosso direito a uma remuneração justa e adequada seja respeitado tanto pelos empregadores, sejam privados ou públicos, bem como pelas Operadoras de Saúde.
No âmbito da Defesa Profissional, comprometo-me a trabalhar de forma eficiente e eficaz contra a invasão de nossa atividade médica por não médicos e por profissionais médicos de outras especialidades! A atuação junto aos Centros de Formação de Especialistas, Serviços de Pós-Graduação e Residência Médica, de forma colaborativa, visa melhorar sempre a qualidade do profissional que inicia a sua jornada, tornando-os o mais próximo possível da Sociedade e estimulando-os a obterem seus Títulos de Especialistas nas diversas áreas de atuação.
Precisamos manter e reforçar o bom relacionamento que sempre tivemos com as demais Instituições Profissionais, como o CREMERJ, a Academia Nacional de Medicina, a Associação Médica Brasileira e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Como Sociedade, constituímos um grupo seleto de profissionais que compartilham dos mesmos anseios e objetivos, em prol de enobrecer e honrar nossa Especialidade.
Aos Colegas que compõem a Nova Diretoria, agradeço pela parceria e colaboração, e juntos promoveremos uma gestão efetiva nos próximos dois anos, cumprindo nossas metas e fazendo o melhor para nossos associados e para a população.
Gina Mancini de Almeida
Presidente da SBACV-RJ
História
“A gente vive o presente, pensa sempre no futuro, mas não pode esquecer o passado. O resgate da memória é que faz a pujança e a força da Sociedade”. (Dr. Antônio Medina)
No dia 13 de maio de 1953, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era a capital do país ou Distrito Federal, membros da Sociedade Brasileira de Angiologia elegeram a primeira Diretoria da Regional do Rio de Janeiro, que foram: os Drs. Sydney Arruda, o primeiro presidente, Fernando Luiz Vieira Duque, Secretário, e Antônio Rebello Filho, Tesoureiro. Assim começou a história da SBACV-RJ, numa sessão solene da SBA realizada no Sindicato dos Médicos. Segundo a Dra. Merisa Garrido, a única mulher a presidir a Regional, a dedicação dos Drs. Mário Degni (SP) e Rubens Carlos Mayall (RJ) fez a diferença no progresso da Sociedade no Estado.
O livro Memória Viva, organizada pelo Dr. Julio Joaquim Pierin Siqueira, registra a reunião histórica que deu início à Regional do Rio de Janeiro e conta que os presentes foram declarados Sócios Efetivos da Sociedade. Apesar de nem todos serem atuantes na área de Angiologia, o que não era de se estranhar, já que a própria Especialidade engatinhava em seu desenvolvimento. O termo Angiologia havia sido cunhado há apenas uma década, no ano de 1942, por Martorell e seus colegas, e a International Society of Angiology, criada em 1950, ainda se organizava lentamente.
A primeira gestão da Regional, comandada pelo Dr. Sydney Arruda, contabilizou 18 sessões ordinárias em vários serviços com apresentação de casos clínicos e debates. Um número impressionante para uma Sociedade ainda em formação. “Naquele tempo, todos nós, cirurgiões, éramos pioneiros, porque a cirurgia arterial estava começando. Íamos para o Instituto Médico Legal à noite para treinar, operando nos cadáveres. Tínhamos que sair do Brasil para poder aprender”. Relembra o Dr. Carlos José de Brito.
Em 1961 os Drs. Algy de Medeiros e Amélio Pinto Ribeiro criaram no Rio de Janeiro a Revista Brasileira de Angiologia – chamada de Angiopatias – que por alguns anos foi o órgão oficial da SBA. O decorrer do tempo trouxe crescimento!As reuniões científicas se estruturavam e o número de sócios aumentava. A Regional amadurecia e em 1971 foi lançado o Boletim Informativo, que mais tarde evoluiu para atual Revista de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Neste mesmo ano foram lançados os fundamentos para o início da construção dos atuais Encontros Regionais. Ainda em 1971, o Dr. Antonio Joaquim Monteiro da Silva organizou e presidiu a Jornada Angiológica da Guanabara, no Hospital Central da Aeronáutica. No ano seguinte, durante o VIII Congresso Internacional de Angiologia e XIX Congresso Brasileiro de Angiologia, realizados no Hotel Glória, foram outorgados os primeiros Títulos de Especialista para Angiologistas e Cirurgiões Vasculares; a partir da análise dos currículos de colegas de todo o país que já exerciam as Especialidades.
Em 1984, o Dr. Antônio Monteiro foi o responsável pela realização do Encontro Carioca de Angiologia e Cirurgia Vascular, no Hospital Central do Exército. Em 1986, sob a Presidência do Dr. Paulo Roberto Mattos da Silveira, o Encontro passou a ser organizado pela própria Regional e, ao longo do tempo, se tornou um dos mais importantes eventos do calendário científico do Rio de Janeiro.
Conselhos
Adalberto Pereira de Araujo
Alda Candido Torres Bozza
Antonio Rocha Vieira de Melo
Arno Buettner von Ristow
Carlos José Monteiro de Brito
Ivanésio Merlo
Jackson Silveira Caiafa
José Luis Camarinha do Nascimento Silva
Marilia Duarte Brandão Panico
Mario Bruno Lobo Neves
Orlando Felisberto Brum
Paulo Roberto Mattos da Silveira
Reinaldo José Gallo
Vasco Lauria da Fonseca Filho
Breno Caiafa
Carlos Clementino dos Santos Peixoto
Carlos José Monteiro de Brito
Francisco João Sahagoff de D. V. Gomes
Haroldo Jacques
Ivanésio Merlo
José Luis Camarinha do Nascimento Silva
Julio Cesar Peclat de Oliveira
Manuel Julio José Cota Janeiro
Paulo Roberto Mattos da Silveira
Reinaldo José Gallo
Rossi Murilo da Silva
Sérgio Silveira Leal de Meirelles
Vasco Lauria da Fonseca Filho